A Arca de
Noé - O Projeto
Apresentação
O projeto propõe criar situações de interesse tanto individual quanto coletivo, ressaltando as artes visuais, o movimento, o conhecimento de mundo, o conhecimento de si e do outro, a importância da linguagem escrita, da linguagem oral, valorizando outras áreas do conhecimento: Matemática, Ciências Sociais, Música; além de explorar brincadeiras construtivas.
O trabalho pedagógico é valorizado quando os poemas são usados como intervenções pedagógicas seguidas de orientações didáticas e objetivos a serem alcançados. A escolha de A Arca de Noé, de Vinicius de Moraes, é devida à grande contribuição do livro, que reúne poemas infantis com caráter lúdico.
A partir de um projeto pedagógico, o facilitador é capaz de interagir, promover questionamentos, sugerir desafios aos educandos através de estímulos e situações-problema ou atividades elaboradas por meio dos conhecimentos prévios do aluno determinado, com a objetividade que se busca alcançar.
O aluno pode ser estimulado a participar de situações de comunicação oral por meio dos poemas, habilitando-o progressivamente a expressar desejos, necessidades, vontades e, principalmente, sentimentos, utilizando-se de gestos (mímicas) quando necessário ou solicitado, viabilizando o uso da inteligência cinestésico-corporal; enfim, permitindo, através da leitura do poema, a “brincadeira” com as palavras, reproduzindo-as verbalmente com: parlendas, trava-línguas, quadrinhos, adivinhas e canções. O CD da obra servirá como material de apoio.
A linguagem escrita pode ser incentivada quando o educando vivencia um ambiente intelectualmente estimulante, onde observa e explora o espaço com atitude de curiosidade, percebendo-se como sujeito ativo, capaz e transformador. Com uma metodologia dinâmica, o facilitador é capaz de instigar a criança a apreciar a leitura de história, vivenciando emoções, estabelecendo identificações, exercitando a fantasia e a imaginação; e familiarizá-las com os diferentes gêneros de textos, auxiliando a distinguir poemas (ou histórias) de uma notícia de jornal, e viabilizando, por sua vez, a inteligência lingüística ao trabalhar receitas, jogos de palavras, poemas, quadrinhos.
As contribuições do projeto A Arca de Noé sugerem para o professor significativas propostas de trabalho em sala de aula, permitindo que o docente envolva seus educandos em situações de contínuas construções ao longo do desenvolvimento do projeto, que poderá ser de aprendizagem, empreendimento ou até mesmo de temas cíclicos. As intervenções pedagógicas permitirão, ainda ao mediador, o exercício constante da práxis pedagógica, de reflexões, busca da autonomia progressiva e a criação de possibilidades para sua produção ou sua construção.
Objetivo do Trabalho
Promover nos educandos o apreço pela leitura, trabalhando o tema a fim de alcançar os objetivos pedagógicos desenvolvidos com base em intervenções pedagógicas inovadoras e criativas, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e sociocultural das crianças, voltados para os desafios da pesquisa e da integração, estimulando, assim, a criatividade inata do aluno por meio de uma reflexão.
Partindo desse pressuposto, quando as várias formas de conhecimento são estimuladas, todas as linguagens são sugeridas — a exemplo de leitura simbólica, leituras plásticas, músicas, pinturas, dramatizações, recontos, teatro de fantoches e colagens —, estimulando as diversas inteligências: lingüística, lógico-matemática, espacial, sonoro-musical, cinestésico-corporal, naturalista e interpessoal.
Nesse modelo de práxis pedagógica, é de extrema relevância o respeito ao processo de ensino–aprendizagem dos educandos, em que todos os sujeitos envolvidos no projeto são atores e autores do processo.
Tema: A Arca de Noé
Disciplinas: Português, Matemática, Educação Artística, Ciências e Literatura Infantil.
Temas Transversais: Meio Ambiente, Natureza e Sociedade.
Educação Infantil
Procedimentais
· Construir coletivamente as combinações de convivência.
· Utilizar a leitura e a escrita tanto dirigida quanto espontânea de palavras, letras e frases relacionadas ao conto.
· Representar as músicas com auxílio do CD a partir de poemas musicados, mímicas e fantoches.
· Observar a audição de diferentes suportes lingüísticos (lendas, contos, fábulas e mitos trabalhados paralelamente).
· Confeccionar um varal de textos, mural coletivo com sucata.
· Fazer apresentações teatrais com base nos “contos’’.
· Confeccionar maquetes, desenhos, sucatas e painéis.
· Aplicar atividades lúdicas.
· Apresentar os personagens, suas origens e características através dos contos.
· Executar trabalhos com colagens, desenho e pintura.
· Desenvolver e experimentar atividades matemáticas (com personagens).
· Confeccionar e construir livrinhos com o tema, ressaltando as produções realizadas pelos alunos ao longo do projeto.
· Realizar a lecto-escrita em várias situações de interação.
· Participar de jogos e brincadeiras.
Atitudinais
· Valorizar e socializar as informações que os alunos possuem acerca do tema.
· Interessar-se pela obra, buscando novas informações relacionadas ao tema.
· Apreciar os contos e demonstrar criatividade e raciocínio lógico no reconto das histórias.
· Permitir e ampliar o conhecimento sobre o conto trabalhado.
· Valorizar a leitura e a escrita.
Conceituais
· Identificar os personagens.
· Reconhecer os diversos tipos de animais presentes nos contos.
· Comentar com ajuda do facilitador que assume papel de agente dinamizador da leitura.
· Tirar conclusões e explorar as múltiplas possibilidades que o educando possa oferecer.
· Aplicar atividades de caráter lúdico, além de promover a interdisciplinaridade lúdica.
· Enumerar as palavras e frases que mais instigaram as crianças.
· Narração e descrição dos fatos; pseudoleitura.
· Reconto de história.
· Linguagem escrita: lecto-escrita, desenho, colagem, pintura, escrita espontânea.
Justificativa
A escolha da obra A Arca de Noé se deve primordialmente à preferência temática presente na obra, tais como: ludismo, seguido de valores educativos focalizados no cotidiano, centrados na poesia escrita para o leitor infantil, trabalhando gradativamente traços formais relevantes, como simplicidade formal e sonoridade, contidos na maioria dos poemas abrilhantados por grandes intérpretes da Música Popular Brasileira, tais como Elis Regina, Toquinho, Fagner, Tom Jobim, dentre outros.
Marcus Vinicius da Cruz Mello Moraes nasceu no Rio de Janeiro, formou-se em Direito, na mesma cidade, em 1933, ano em que publicou seu primeiro livro de poesias, O Caminho para a Distância. Em 1936, no Rio de Janeiro, atuou como representante do Ministério da Educação junto à censura cinematográfica. Em 1943, ingressou na carreira diplomática. Em 1958 iniciou sua participação no movimento da Bossa Nova com diversas parcerias: Baden Powell, Carlos Lira, Edu Lobo, Francis Hime, Pixinguinha, Tom Jobim e Toquinho.
Em 1960, publicou o poema O Pato na antologia Poesia Brasileira para a Infância, organizada por Cassiano Nunes e Mário da Silva Brito. Em 1962, em São Paulo, foi ator do filme Pluft, o Fantasminha, de Jean Romain Lesage, baseado em peça homônima de Maria Clara Machado.
Produziu, em 1970, poemas infantis, como os de A Arca de Noé; posteriormente, em 1982, em São Paulo, houve o lançamento dos discos A Arca de Noé e A Arca de Noé 2.
A obra, associada a um projeto pedagógico que viabilize a troca de experiências e possibilidades de novas construções, permitirá aos educandos e ao mediador que se assumam epistemologicamente curiosos.
Metodologia e procedimentos
· Levantamentos dos conhecimentos prévios, estabelecendo um paralelo entre o conhecimento formal de maneira contextualizada, desafiando o aluno a pensar sobre o vivenciado.
· Produções coletivas e individuais de diferentes textos.
· Interpretação de diferentes linguagens.
· Ampliação do vocabulário oral e escrito.
· Registro escrito respeitando o nível de aquisição da escrita.
· Construção participativa das combinações de convivência.
· Apreciação de diferentes suportes lingüísticos: mitos, lendas, contos, fábulas.
Atividades
· Dinâmica de grupo.
· Pesquisa.
· Jogos diversos com os personagens (de memória, escrita das letras do alfabeto, imagens e palavras).
· Atividades matemáticas.
· Desenhos dirigidos e espontâneos.
· Observação realizada através de situações-problema, seguida de relatório.
· Dobraduras.
· Máscaras, fantoches e dedoches.
· Músicas.
· Pinturas.
· Listagens.
· Dramatizações.
· Leituras diversas, promovendo a interdisciplinaridade.
· Escrita espontânea.
· Adivinhações usando como tema os personagens trabalhados no conto.
· Mímicas.
· Seqüência de figuras.
· Colagem.
· Informativos.
· Aulas externas.
· Baralhos criativos.
Materiais didáticos/recursos
· CDs.
· Televisão/filmes.
· Sucatas.
· Internet/softwares.
· Tintas.
· Máquina fotográfica.
O projeto propõe criar situações de interesse tanto individual quanto coletivo, ressaltando as artes visuais, o movimento, o conhecimento de mundo, o conhecimento de si e do outro, a importância da linguagem escrita, da linguagem oral, valorizando outras áreas do conhecimento: Matemática, Ciências Sociais, Música; além de explorar brincadeiras construtivas.
O trabalho pedagógico é valorizado quando os poemas são usados como intervenções pedagógicas seguidas de orientações didáticas e objetivos a serem alcançados. A escolha de A Arca de Noé, de Vinicius de Moraes, é devida à grande contribuição do livro, que reúne poemas infantis com caráter lúdico.
A partir de um projeto pedagógico, o facilitador é capaz de interagir, promover questionamentos, sugerir desafios aos educandos através de estímulos e situações-problema ou atividades elaboradas por meio dos conhecimentos prévios do aluno determinado, com a objetividade que se busca alcançar.
O aluno pode ser estimulado a participar de situações de comunicação oral por meio dos poemas, habilitando-o progressivamente a expressar desejos, necessidades, vontades e, principalmente, sentimentos, utilizando-se de gestos (mímicas) quando necessário ou solicitado, viabilizando o uso da inteligência cinestésico-corporal; enfim, permitindo, através da leitura do poema, a “brincadeira” com as palavras, reproduzindo-as verbalmente com: parlendas, trava-línguas, quadrinhos, adivinhas e canções. O CD da obra servirá como material de apoio.
A linguagem escrita pode ser incentivada quando o educando vivencia um ambiente intelectualmente estimulante, onde observa e explora o espaço com atitude de curiosidade, percebendo-se como sujeito ativo, capaz e transformador. Com uma metodologia dinâmica, o facilitador é capaz de instigar a criança a apreciar a leitura de história, vivenciando emoções, estabelecendo identificações, exercitando a fantasia e a imaginação; e familiarizá-las com os diferentes gêneros de textos, auxiliando a distinguir poemas (ou histórias) de uma notícia de jornal, e viabilizando, por sua vez, a inteligência lingüística ao trabalhar receitas, jogos de palavras, poemas, quadrinhos.
As contribuições do projeto A Arca de Noé sugerem para o professor significativas propostas de trabalho em sala de aula, permitindo que o docente envolva seus educandos em situações de contínuas construções ao longo do desenvolvimento do projeto, que poderá ser de aprendizagem, empreendimento ou até mesmo de temas cíclicos. As intervenções pedagógicas permitirão, ainda ao mediador, o exercício constante da práxis pedagógica, de reflexões, busca da autonomia progressiva e a criação de possibilidades para sua produção ou sua construção.
Objetivo do Trabalho
Promover nos educandos o apreço pela leitura, trabalhando o tema a fim de alcançar os objetivos pedagógicos desenvolvidos com base em intervenções pedagógicas inovadoras e criativas, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e sociocultural das crianças, voltados para os desafios da pesquisa e da integração, estimulando, assim, a criatividade inata do aluno por meio de uma reflexão.
Partindo desse pressuposto, quando as várias formas de conhecimento são estimuladas, todas as linguagens são sugeridas — a exemplo de leitura simbólica, leituras plásticas, músicas, pinturas, dramatizações, recontos, teatro de fantoches e colagens —, estimulando as diversas inteligências: lingüística, lógico-matemática, espacial, sonoro-musical, cinestésico-corporal, naturalista e interpessoal.
Nesse modelo de práxis pedagógica, é de extrema relevância o respeito ao processo de ensino–aprendizagem dos educandos, em que todos os sujeitos envolvidos no projeto são atores e autores do processo.
Tema: A Arca de Noé
Disciplinas: Português, Matemática, Educação Artística, Ciências e Literatura Infantil.
Temas Transversais: Meio Ambiente, Natureza e Sociedade.
Educação Infantil
Procedimentais
· Construir coletivamente as combinações de convivência.
· Utilizar a leitura e a escrita tanto dirigida quanto espontânea de palavras, letras e frases relacionadas ao conto.
· Representar as músicas com auxílio do CD a partir de poemas musicados, mímicas e fantoches.
· Observar a audição de diferentes suportes lingüísticos (lendas, contos, fábulas e mitos trabalhados paralelamente).
· Confeccionar um varal de textos, mural coletivo com sucata.
· Fazer apresentações teatrais com base nos “contos’’.
· Confeccionar maquetes, desenhos, sucatas e painéis.
· Aplicar atividades lúdicas.
· Apresentar os personagens, suas origens e características através dos contos.
· Executar trabalhos com colagens, desenho e pintura.
· Desenvolver e experimentar atividades matemáticas (com personagens).
· Confeccionar e construir livrinhos com o tema, ressaltando as produções realizadas pelos alunos ao longo do projeto.
· Realizar a lecto-escrita em várias situações de interação.
· Participar de jogos e brincadeiras.
Atitudinais
· Valorizar e socializar as informações que os alunos possuem acerca do tema.
· Interessar-se pela obra, buscando novas informações relacionadas ao tema.
· Apreciar os contos e demonstrar criatividade e raciocínio lógico no reconto das histórias.
· Permitir e ampliar o conhecimento sobre o conto trabalhado.
· Valorizar a leitura e a escrita.
Conceituais
· Identificar os personagens.
· Reconhecer os diversos tipos de animais presentes nos contos.
· Comentar com ajuda do facilitador que assume papel de agente dinamizador da leitura.
· Tirar conclusões e explorar as múltiplas possibilidades que o educando possa oferecer.
· Aplicar atividades de caráter lúdico, além de promover a interdisciplinaridade lúdica.
· Enumerar as palavras e frases que mais instigaram as crianças.
· Narração e descrição dos fatos; pseudoleitura.
· Reconto de história.
· Linguagem escrita: lecto-escrita, desenho, colagem, pintura, escrita espontânea.
Justificativa
A escolha da obra A Arca de Noé se deve primordialmente à preferência temática presente na obra, tais como: ludismo, seguido de valores educativos focalizados no cotidiano, centrados na poesia escrita para o leitor infantil, trabalhando gradativamente traços formais relevantes, como simplicidade formal e sonoridade, contidos na maioria dos poemas abrilhantados por grandes intérpretes da Música Popular Brasileira, tais como Elis Regina, Toquinho, Fagner, Tom Jobim, dentre outros.
Marcus Vinicius da Cruz Mello Moraes nasceu no Rio de Janeiro, formou-se em Direito, na mesma cidade, em 1933, ano em que publicou seu primeiro livro de poesias, O Caminho para a Distância. Em 1936, no Rio de Janeiro, atuou como representante do Ministério da Educação junto à censura cinematográfica. Em 1943, ingressou na carreira diplomática. Em 1958 iniciou sua participação no movimento da Bossa Nova com diversas parcerias: Baden Powell, Carlos Lira, Edu Lobo, Francis Hime, Pixinguinha, Tom Jobim e Toquinho.
Em 1960, publicou o poema O Pato na antologia Poesia Brasileira para a Infância, organizada por Cassiano Nunes e Mário da Silva Brito. Em 1962, em São Paulo, foi ator do filme Pluft, o Fantasminha, de Jean Romain Lesage, baseado em peça homônima de Maria Clara Machado.
Produziu, em 1970, poemas infantis, como os de A Arca de Noé; posteriormente, em 1982, em São Paulo, houve o lançamento dos discos A Arca de Noé e A Arca de Noé 2.
A obra, associada a um projeto pedagógico que viabilize a troca de experiências e possibilidades de novas construções, permitirá aos educandos e ao mediador que se assumam epistemologicamente curiosos.
Metodologia e procedimentos
· Levantamentos dos conhecimentos prévios, estabelecendo um paralelo entre o conhecimento formal de maneira contextualizada, desafiando o aluno a pensar sobre o vivenciado.
· Produções coletivas e individuais de diferentes textos.
· Interpretação de diferentes linguagens.
· Ampliação do vocabulário oral e escrito.
· Registro escrito respeitando o nível de aquisição da escrita.
· Construção participativa das combinações de convivência.
· Apreciação de diferentes suportes lingüísticos: mitos, lendas, contos, fábulas.
Atividades
· Dinâmica de grupo.
· Pesquisa.
· Jogos diversos com os personagens (de memória, escrita das letras do alfabeto, imagens e palavras).
· Atividades matemáticas.
· Desenhos dirigidos e espontâneos.
· Observação realizada através de situações-problema, seguida de relatório.
· Dobraduras.
· Máscaras, fantoches e dedoches.
· Músicas.
· Pinturas.
· Listagens.
· Dramatizações.
· Leituras diversas, promovendo a interdisciplinaridade.
· Escrita espontânea.
· Adivinhações usando como tema os personagens trabalhados no conto.
· Mímicas.
· Seqüência de figuras.
· Colagem.
· Informativos.
· Aulas externas.
· Baralhos criativos.
Materiais didáticos/recursos
· CDs.
· Televisão/filmes.
· Sucatas.
· Internet/softwares.
· Tintas.
· Máquina fotográfica.
ATIVIDADES COM MÚSICA | |
O Pato
Lá vem o pato
Pato aqui, pato acolá Lá vem o pato Para ver o que é que há O pato pateta Pintou o caneco Surrou a galinha Bateu no marreco Pulou do poleiro No pé do cavalo
Levou um coice
Criou um galo Comeu um pedaço De jenipapo Ficou engasgado Com dor no papo Caiu no poço Quebrou a tigela Tantas fez o moço Que foi pra panela. |
|
O Relógio
Passa, tempo, tic-tac
Tic-tac, passa, hora Chega logo, tic-tac Tic-tac, e vai-te embora Passa, tempo Bem depressa Não atrasa Não demora Que já estou
Muito cansado
Já perdi Toda a alegria De fazer Meu tic-tac Dia e noite Noite e dia Tic-tac Tic-tac… |
|
A Casa
Era uma casa Muito engraçada Não tinha teto Não tinha nada Ninguém podia Entrar nela não Porque na casa Não tinha chão Ninguém podia Dormir na rede Porque na casa
Não tinha parede
Ninguém podia Fazer pipi Porque pinico Não tinha ali Mas era feita Com muito esmero Na Rua dos Bobos Número zero. |
|
O Pingüim
Bom-dia, pingüim,
Onde vai assim, Com ar apressado? Eu não sou malvado Não fique assustado Com medo de mim Eu só gostaria De dar um tapinha No seu chapéu-jaca Ou bem de levinho Puxar o rabinho da sua casaca. | |
O Gato
Com um lindo salto
Lesto e seguro O gato passa Do chão ao muro Logo mudando De opinião Passa de novo Do muro ao chão E pega corre Bem de mansinho Atrás de um pobre
De um passarinho,
Súbito, pára Como assombrado Depois dispara Pula de lado E quando tudo Se lhe fatiga Toma o seu banho Passando a língua Pela barriga. |
|
A Cachorrinha
Mas que amor de cachorrinha!
Mas que amor de cachorrinha! Pode haver coisa no mundo Mais branca, mais bonitinha Do que a tua barriguinha Crivada de mamiquinha? Pode haver coisa no mundo Mais travessa, mais tontinha Que esse amor de cachorrinha Quando vem fazer festinha Remexendo a traseirinha? |
Avaliação
A avaliação do projeto pode ser realizada de forma processual, na qual serão analisados os aspectos qualitativos e adotados critérios para viabilizar a utilização dos recursos vivenciados. Partindo do pressuposto da necessidade de incentivar nos educandos o apreço pela literatura, a utilização da literatura infantil, aliada a intervenções lúdicas, motiva os alunos a ajudar toda a instituição na realização do projeto. A partir do banco de dados, conhecimentos prévios já adquiridos sintetizam o que seria trabalhado. Dessa forma, classifica-se a avaliação como sendo inclusiva, uma vez que os aspectos qualitativos permeiam todo o trabalho desenvolvido durante o projeto, e, mesmo após a culminância, são respeitadas as competências adquiridas pelos alunos, que continuarão a utilizá-las em outras situações.
Os resultados obtidos durante e após o projeto tendem a superar os esperados, já que os educandos internalizaram a importância da literatura na vida escolar e cotidiana, pois vivenciaram e experimentaram o mundo letrado por meio de atividades lúdicas que permitem uma viagem ao mundo imaginário e que oportunizam-lhes construírem suas próprias produções literárias.
A avaliação do projeto pode ser realizada de forma processual, na qual serão analisados os aspectos qualitativos e adotados critérios para viabilizar a utilização dos recursos vivenciados. Partindo do pressuposto da necessidade de incentivar nos educandos o apreço pela literatura, a utilização da literatura infantil, aliada a intervenções lúdicas, motiva os alunos a ajudar toda a instituição na realização do projeto. A partir do banco de dados, conhecimentos prévios já adquiridos sintetizam o que seria trabalhado. Dessa forma, classifica-se a avaliação como sendo inclusiva, uma vez que os aspectos qualitativos permeiam todo o trabalho desenvolvido durante o projeto, e, mesmo após a culminância, são respeitadas as competências adquiridas pelos alunos, que continuarão a utilizá-las em outras situações.
Os resultados obtidos durante e após o projeto tendem a superar os esperados, já que os educandos internalizaram a importância da literatura na vida escolar e cotidiana, pois vivenciaram e experimentaram o mundo letrado por meio de atividades lúdicas que permitem uma viagem ao mundo imaginário e que oportunizam-lhes construírem suas próprias produções literárias.