terça-feira, 4 de janeiro de 2011

HISTÓRIA INFANTIL: "A BORBOLETINHA E O PRESENTE MÁGICO"

ABORDAGEM: CRIANÇA QUE USA OCULOS
Num vale distante muito longe daqui, há um belo lago bem no meio de uma floresta.
É tão limpo que se chama Lago Azul. Ali vivem muitos bichinhos. Começamos por uma
Borboleta que mora numa árvore . Ela tem corpo de moça e é muito vaidosa.
Adora usar roupa nova .
Sua melhor amiga é uma flor, a dona Margarida, que mora na margem direita do Lago.
A Borboleta sempre desce para visitar a amiga flor :
- Olá dona Margarida, como vai ?
- Tudo bem comigo e com você ?
- Ando meia confusa ultimamente. Não consigo enxergar direito.
- Não consegue enxergar ?! - perguntou a flor.
- Pois é ! Ontem mesmo, eu quase trombei numa árvore. De repente tudo ficou embaçado
e quando vi estava em cima dela. Foi por pouco que não me arrebentei inteirinha.
- É mesmo ! espantou a amiga.
- É sim , o que será que tenho ?
- Não sei, mas acho que o Dr. Sabiá pode ajudar.
- Como faço para encontrá-lo ?
- Não tenho idéia . Porque sei que é muito ocupado.
Nesse instante apareceu na beira do lago o peixe Pedro.
- Parece que ouvi algo sobre o Dr. Sabiá ?
- É , estou precisando encontrá-lo - respondeu a borboletinha.
- Ora, ora , ele está ali do outro lado do lago . Quer que o chame ?
- Por favor , gostaríamos muito - respondeu a flor .
Alguns minutos depois chega o Dr. Sabiá, com sua maleta de médico.
- Olá garotas, qual é o problema ? perguntou com a maior simpatia.
- O problema sou eu, acho que estou doente dos olhos - respondeu a borboleta.
- Preciso examinar então. E foi tirando uma lupa da maleta. Depois de alguns minutos, falou :
- Seu problema não é grave . Vou receitar um bom par de óculos e tudo se revolve.
- O que ? Óculos, o senhor enlouqueceu ? perguntou ela.
- Não - respondeu ele - estou apenas receitando o remédio para curar os seus olhos .
- Mas vou ficar muito feia de óculos ! Não quero.
- Minha querida amiga - disse a flor - são apenas óculos.
Com eles, você irá enxergar muito melhor.
- Não quero . Todo mundo vai rir de mim - disse ela .
- Ninguém vai rir não, por que usar óculos é importante - disse a flor.
- A dona Margarida tem razão - disse o doutor - você precisa usar os óculos.
E pode ficar muito bonita com eles.  É só escolher o par certo .
- O senhor acha mesmo ? perguntou cheia de vaidade.
- Mas é claro - respondeu ele.
- Está bem , onde estão ? perguntou decidida.
- Espere aqui. Vou até meu consultório e mandarei minha assistente trazer
a caixa para você escolher. E saiu voando.
Uma hora se passou e nada da assistente com a caixa.
- Está demorando tanto, o que será que aconteceu? Perguntou a borboleta aflita.
De repente descobriu o porquê da demora, viu a tartaruga Teresa se aproximandocom uma caixa
enorme nas costas.
- Olá pessoal ! Foi aqui que pediram para trazer a caixa do Dr. Sabiá ?
- Foi aqui mesmo, os óculos são para mim - disse a borboleta meia triste.
- Então boa escolha para você - disse a tartaruga deixando a caixa no chão .
Duas horas se passaram e a borboleta não conseguia escolher os óculos .
A tartaruga já sonolenta resolveu ajudar. Tirou do fundo da caixa um pequeno
baú de madeira, dentro dele tinha um par de óculos. Ofereceu à borboleta :
- Experimente estes daqui - e deu os óculos para ela.
A borboleta colocou os óculos e consultando o espelho disse : - gostei !!!
- Ficou perfeito - apoiou a flor .
- Sim, vou ficar com esses - e colocou - mas tem algo estranho acontecendo aqui .
Vejo estrelinhas brilhando na minha frente .
- Estrelinhas brilhando !?  Que imaginação você tem - disse a tartaruga, sorrindo.
- Agora posso levar a caixa embora ?  Tenho outras entregas .
- Pode - disse a borboleta - vou ficar com estes mesmo.
- Nossa, mas como você ficou bonita com eles . Acho que sua vida vai mudar muito de
agora em diante - disse a tartaruga se despedindo.
- Por que ? O que vai acontecer ?
- É só uma palpite . E partiu lentamente com a caixa nas costas .
Mais tarde apareceu o Dr. Sabiá para ver como ela tinha ficado com os óculos.
- Desculpe o atraso, estava com outros clientes - disse ele - borboleta vejo que já fez a escolha .
Ficou maravilhosa com os óculos . Parabéns.
- Obrigado, doutor, parece que passei a enxergar muito mais. Estou vendo até estrelinhas brilhando
na minha frente. O doutor deu um sorriso, depois piscou para a flor e disse :
- Que bom, fico feliz por ter ajudado. Não se preocupe que essas estrelinhas
vão desaparecer com o tempo. E se foi.
Mais tarde a borboleta foi para sua casa. Lá sentada numa poltrona tirou os óculos.
Viu que as estrelinhas desapareciam , voltou a colocar e lá estavam elas de novo brilhando.
Achou tão estranho que resolveu procurar a tartaruga em sua casa.
- Olá. Tartaruga Teresa , vim fazer uma pergunta .
- Já sei o que é - disse ela com tranqüilidade . São os óculos .
- Pois é, você me deu eles e agora vejo um monte de estrelinhas brilhando na minha frente .
- O que está acontecendo ?
- Esses óculos que lhe dei, são mágicos ! A Borboleta se espantou ..
- Mágicos ? São mágicos de verdade ?
- São ! E você verá muitas coisas com eles, o futuro e o passado.
A Borboleta ficou paralisada , não estava acreditando no que ouvia .
- Só tem um detalhe, terá que guardar segredo. Se contar para alguém, e ele acreditar,
a magia acaba no mesmo instante .
- Guardar segredo ? Nem para a Margarida ?
- Ninguém . E sua função é ajudar seus amiguinhos .
- Como assim ? Não entendo .
- Simples, ao ver as estrelinhas, saiba que uma visão mágica vai aparecer .
Pode ser o futuro ou o passado de alguém. Por isso fique em alerta para ajudar.
Você foi escolhida para isso . Só você terá a visão .
- Mas o que devo fazer , depois dessa visão ?
- Depende , às vezes nada, às vezes muita coisa . Encontrará o caminho.
- Agora preciso fazer outras entregas. Adeus . E partiu.
A borboleta ficou olhando para a tartaruga que se afastava lentamente e pensou :
- Nossa, agora sou uma borboleta mágica. E pensar que não queria pôr os óculos.
- Ainda bem que coloquei . Acho que sou uma borboleta de sorte, porque posso ver muitas
coisas e ter muitas aventuras....

Nenhum comentário:

Postar um comentário